O Que Levar

Calçado
Botas de montanha, que mantenham o tornozelo firme e sola de borracha com um bom rasto para melhor aderência. 
Alguns tipos de sapato de ténis também são apropriados, desde que sejam resistentes e tenham um bom rasto, mas isto depende sempre do grau de dificuldade técnica da caminhada. 
Evitar levar calçado com solas de couro, com saltos altos, ténis e sapatilhas de sola fina, e claro descalço também não dá muito jeito.

Não levar

Peso excessivo nas mochilas. Jóias, maquilhagem ou perfumes, colónias, after-shave, demasiado dinheiro, roupas demasiado largas ou apertadas, comidas refrigeradas e que se possam estragar, fruta demasiado madura, chocolates (quando houver muito calor), garrafas de vidro, PlayStations, televisões, sofás, mesas de cozinha, bigornas, etc, etc, etc.

Vestuário

As roupas devem acima de tudo ser cómodas e adequadas às diferentes estações do ano e condições climatéricas existentes no dia da caminhada.
Se possível deverá levar uma capa na mochila na eventualidade de alguma chuvada.
Nas estações do ano onde haja maiores probabilidades de chuva ou frio deverá levar um impermeável de preferência em gore-tex (pois deixam sair o vapor da transpiração). As calças deverão ser resistentes e flexíveis.
Gangas justas são bastante incómodas pois normalmente têm pouca flexibilidade, evitar os calções porque podemos passar por zonas de alabastros (silvas) que poderão provocar desagradáveis arranhões nas pernas. Chapéus, gorros, bonés, lenços são acessórios que poderão e deverão ser levados de acordo com as necessidades climatéricas.
As meias devem aconchegar bem os pés dentro da bota/sapato, de preferência de algodão e sem costura. Devem sempre ser mais altas que o cano da bota/sapato. Existem nas lojas de desporto meias especiais para caminhadas/trekking.

Alimentação

Água, sumos, sandes, barras energéticas, fruta, etc.

Extras

Óculos escuros protegem a vista do sol e do vento, protetor solar para os lábios e pele, um canivete tipo suíço ou uma pequena faca poderão ser eventualmente úteis, uma pequena lanterna para a eventualidade de uma caminhada se poder prolongar mais do que estava previsto. E claro alguns dos caminheiros não dispensam o seu belo bastão ou bordão de caminhada.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now